O primeiro verbo (e primeira exigência) é "aceitar". Mas o que deve ser aceito? Simples, as palavras do Pai. Mas se seguíssemos a compreensão provável do nosso tempo, poderíamos entender como um simples concordar, uma espécie de inclinação mental favorável. Todavia a segunda frase do versículo, em paralelo com a primeira, nos ajuda a entender a ênfase do autor: "se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos". O sentido para o verbo "aceitar" (reforçado por esconder) é a adoção de um novo padrão de vida. Para que você possa ter ideia da força do que está sendo dito, temos aqui a mesma palavra (em um contexto bem parecido) do Salmo 119.11, que diz: "escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti".
Observe agora a segunda exigência: "para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido". Note mais uma vez, que a atenção proposta aqui não é vazia, pois é reforçada pela sequência do verso "para inclinares o coração ao entendimento". O que se quer dizer aqui é que a atenção voltada para a sabedoria é a inclinação de toda a nossa vida e nosso ser para isso (conversaremos sobre o significado do coração mais tarde).
A terceira exigência, por sua vez, é apresentada da seguinte forma "se clamares por inteligência" e é enfatizado pela continuação "por entendimento alçares a voz". Note que este é o resultado de alguém que já está totalmente inclinado a sabedoria e agora não deixa de pedir por ela incansavelmente. Este pedido deve ser entendido como uma oração de alguém que se aproxima do Senhor reconhecendo a necessidade da sabedoria em sua vida.
A quarta, e última exigência é buscar a sabedoria como a prata e acompanhada pela instrução de procurar como tesouros escondidos. A comparação aqui não poderia ser mais clara e mais desafiadora para o coração humano, pois o ímpeto e a disposição que temos para procurar recursos materiais deveria ser empregada na mesma medida (ou em lugar de) para adquirirmos a sabedoria, até o porque o lucro que ela dá é muito mais precioso: a vida (Pv 3.14; Ec 7.12).
Para resumir todas essas exigências, precisamos perceber que o caminho da sabedoria vai custar toda sua disposição e entrega, tudo precisará ser voltado pra ela, pois nada menos do que isso será aceito. Talvez a melhor forma seja afirmar que devemos fazer isso com todo nosso coração, alma, força e entendimento.
Agora não podemos ter dúvida, o resultado de todas essas exigências é maravilhoso e está revelado pra nós no verso de número 5: "então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus". Note mais uma vez o paralelismo enfatizando a importância e ligando o temor do Senhor com o conhecimento de Deus. Não existe prêmio melhor do que este (como veremos no próximo texto)!
Você está preparado para dar tudo pela sabedoria?
Rev. André C. B. Lima
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