Novembro Azul

novembro-azul

A campanha "Novembro Azul" tem como objetivo compartilhar informações e conscientizar sobre o câncer de próstata, mas não apenas o câncer, mas sim, promover o cuidado integral da saúde masculina. 

O Novembro Azul, ou como é conhecida no exterior "Movember" (Mo - Moustache, que significa bigode em inglês e vember - November, que significa novembro no mesmo idioma, sendo assim bigode e novembro), teve início no ano de 1999, com um grupo de amigos na Austrália, que decidiram deixar o bigode crescer durante todo o mês, afim de conscientizar sobre a saúde masculina, sendo o mês de novembro, escolhido justamente por ser o dia 17 do corrente mês, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. 

Este movimento teve tanta repercussão que após alguns anos, todo o país estava se mobilizando, tanto homens com seus bigodes sem aparar e as mulheres usando o azul e bigodes falsos, espalhando a importância do cuidado integral na saúde masculina. 

Mas por que pensar nesse tema para conscientização? A resposta é um dado alarmante do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes. 

Diante dessa estatística assustadora, percebemos a importância de estarmos atentos aos sinais e os sintomas, porém na fase inicial do câncer de próstata não há sintomas e sinais, quando aparecem cerca de 95% dos tumores já estão em uma fase avançada, dificultando assim a cura, por essa razão é tão necessário a conscientização, mas podem estar se perguntando, como posso saber qual o meu grau de risco, vou listar alguns fatores de risco, são eles: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade. 

Outro fator que é importantíssimo estarmos atentos é a saúde mental após o diagnóstico, pois o câncer seja ele de qualquer tipo, já afeta a autoestima devido a queda do cabelo no tratamento e diversos outros sintomas que alteram o bem estar mental, como o medo, a insegurança, pensamentos negativos quanto a sua vida, pois quando esses pensamentos de desânimo, de desesperança se infiltram, o cérebro entende que o corpo já não quer lutar mais, que o tratamento não é mais eficaz e com isso, a doença se agrava. O câncer de próstata, afeta muita das vezes, a masculinidade do homem, devido ao preconceito que este tipo em específico de câncer carrega, por se tratar de uma localização em que muitos se sentem desconfortáveis para realizar o exame anual, visto que é uma doença silenciosa. 

Então, a melhor forma de nós como igreja auxiliarmos essas pessoas é nos colocando disponíveis para ouvi-los, tendo empatia com eles, demonstrando carinho e afeto, auxiliá-los na aceitação ao tratamento e estimulá-los a pensamentos e atitudes positivas, confiando na soberania de Deus. 

Mas se você que está lendo este texto, foi diagnosticada e vem lutando contra essa doença, a mensagem é o texto de Isaías 41:10 na NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje): "Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.", ou seja, o Senhor estará contigo sempre, ele jamais te abandonará. 

"Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará - Sl 37:5" NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) 


Confira a entrevista que gravamos com o Dr. Rodrigo Almeida Santos sobre o assunto:

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Posts Relacionados

 

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://ump.org.br/