UMP Sustentável

Copia-de-Datas-Comemorativas_posts-14

Feriado chegando e junto a ele acampamentos e retiros! São momentos especiais onde nos reunimos com nossos irmãos em momentos que firmam nossos laços e nos ajudam a crescer. Mas você já parou para pensar no quanto de lixo que é produzido por uma pessoa só, ao longo desse período? Simbora para a primeira postagem do UMP Sustentável deste ano!

Vamos a alguns números primeiro... Cada brasileiro produz quase 400 kg de lixo por ano totalizando 63 milhões de toneladas de lixo em todo o país ao ano, e enquanto a quantidade de lixo cresce o tratamento adequado dado a esses resíduos não melhora. De acordo com a ONU, 99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro de seis meses. A poluição por plástico gera mais de US$ 8 bilhões de prejuízo à economia global.

A principal solução para tentar minimizar a grande quantidade de lixo gerada pela sociedade está na conscientização ambiental individual, governamental e industrial. O maior ponto de conflito está no consumo em si, principal responsável pela multiplicação de lixo.

Nesse sentido, o que podemos fazer é utilizar o mínimo possível de pratos, talheres e copos descartáveis nas nossas programações. O uso de embalagens retornáveis, adotar copos reutilizáveis , canudos de papel, madeira ou aço inoxidável também são ideias que podem ser implementadas por você enquanto organizam um acampamento ou retiro. Essas ações visam minimizar a produção de lixo e combater os impactos ambientais associados ao acúmulo de resíduos.

É importante ficarmos vigilantes quanto a isso durante todo o ano, pois o cuidado com o meio ambiente é nosso dever como cristãos.

Durante o próximo acampamento/retiro, desafie os participantes a diminuirem o uso de descartáveis! Vamos juntos lutar pela conservação do planeta que o Senhor nos deu.


(Fontes: OPovo / Pensamento Verde / Nações Unidas / Agência Brasil)

#UMPsustentável
#Porque
#NossaUMP

Classifique este blog:
Salvos pelo Sangue
Fim do Novembro Azul

Posts Relacionados