• Home
  • Blog
  • Aprenda a Viver - Pv. 1. 1 a 7

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://ump.org.br/

Aprenda a Viver - Pv. 1. 1 a 7

Proverbios
Nossa geração não sabe como viver! Infelizmente, essa não é simplesmente uma frase de efeito sem qualquer base. Quer fazer um teste? Procure a lista dos livros mais vendidos dos últimos anos e veja que (além de palavrões na capa), em sua esmagadora maioria, são livros que "ensinam" a lidar com emoções, relacionamentos, dinheiro, mindset (seja lá o que for isso), criação de filhos, etc. Isso é um claro sinal de uma geração perdida e carente de sabedoria.

E você, sabe como viver? Como você se porta diante do trabalho, família, casamento, política e um monte de outros assuntos que podem tirar o seu sono? 
Sem dúvida, quando olhamos para as situações que nos cercam, devemos assumir que diversas vezes precisamos de ajuda. E se há um livro que nos fala dessa tal de sabedoria é o livro de Provérbios, e é nele que eu
proponho que nos aprofundemos em alguns textos.

Mas você pode estar se perguntando: O que eu ganho com a sabedoria?

Nesses primeiros sete versículos, Salomão quer mostrar isso para você. Se olharmos de forma específica para o verso dois até o seis, veremos uma série desses benefícios: disciplina (ensino), inteligência, bom proceder, justiça, juízo, honestidade, prudência, conhecimento, propósito (bom siso), capacidade de entendimento de provérbios, parábolas e enigmas. Essa quantidade de benefícios nos mostra que a sabedoria bíblica em Provérbios é extremamente benéfica, mas não é fácil de ser resumida. Creio que a razão para ela ser assim é porque a própria vida não é simples e a sabedoria precisa ser aplicada a cada uma das áreas de nossa existência.

O livro de Provérbios vai trazer várias figuras para ilustrar a importância da sabedoria, uma delas é o caminho. Experimentar a sabedoria é como trilhar um belo caminho iluminado. Imagine levantar para fazer uma caminhada bem cedinho, antes do sol nascer, e a cada passo que você dá o dia se torna mais claro e belo, e seu caminho mais perceptível e menos sujeito a buracos ou tropeços. Dá pra imaginar a beleza da cena?

Pois bem, Salomão vai nos contar sobre este caminho, mas agora ele está preocupado com o primeiro passo, o temor do Senhor. Sei que dizer "o temor do Senhor é o princípio do saber" (Pv 1.7 A) é algo que qualquer um que frequenta minimamente a Escola Bíblica Dominical já sabe fazer de cor. Todavia, minha dúvida é se nós entendemos realmente o que isso quer dizer.

Aqui, precisamos ressaltar uma das grandes características do livro de Provérbios, a capacidade de pegar o conhecimento profundo e aplicá-lo nos aspectos mais simples e cotidianos da vida. Pois bem, em Pv 8.13 o temor do Senhor "consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa [...]".

Note que o temor do Senhor, mais do que um sentimento, é algo que você vive. É uma disposição de coração que diariamente vai te fazer caminhar em direção à vida. Por isso, a pessoa que despreza esse temor é chamada de louca (Pv 1.7), pois que outro nome poderíamos dar a uma pessoa que conscientemente caminha para sua própria destruição?

O caminho da sabedoria é o caminho da vida, não é à toa que Paulo lembrará aos Colossenses que em Cristo todos os tesouros da sabedoria estão ocultos (Cl 2.4). Mas qual a relação entre Cristo e a sabedoria? Bem, este é um assunto para um próximo momento. Por ora, resta-nos responder a seguinte pergunta:

Quer aprender a viver?

O livro de provérbios nos dará este conhecimento, por isso eu te convido a caminhar conosco
em uma série de estudos nele.

Quer uma dica rápida e direta?

Só há um caminho para aprender a viver verdadeiramente (atingir a sabedoria), o temor do Senhor, vá por ele, pois qualquer outro estará te levando para a morte.

Que Deus te abençoe ricamente!

Rev. André C. B. Lima

27 por 1 - Devocionais
Festival IPB LIVE!

Posts Relacionados