• Home
  • Blog
  • Formatadas por Cristo - E se o casamento não vier?

Formatadas por Cristo - E se o casamento não vier?

E-se-o-casamento-no-vier

 Algo pouco falado nos dias de hoje é sobre o celibato. Muitas pessoas dedicam suas vidas ao serviço de Cristo e não se casam. Pode soar antiquado, mas o celibato existe e é bíblico. Sobre isso, o Rev. Augustus Nicodemus afirma: "O celibato é apresentado na Bíblia com uma possibilidade que deveria ser levada a sério por jovens cristãos, pois muitas pessoas teriam sido mais felizes se tivessem ficado solteiras. A realidade é que podemos afirmar biblicamente que muita gente não tem o dom de casar." Por mais incomum, essa também é uma escolha sábia e louvável! Paulo é um grande exemplo que temos.


A grande questão é: qual a sua motivação para querer ou não casar? Se você pensa: eu sei que Deus me escolheu e me fez Seu filho, mas eu não tenho/não sou ______________ - e isso te causa frustração...algo precisa ser revisto. Esse espaço em branco é a fonte da nossa idolatria! Isso provavelmente ocupará o lugar de Deus em nossas vidas, que deve ser o primeiro. O casamento nos ajuda no processo de santificação e amadurecimento individual diante do Senhor, pois é uma relação de entrega e complementaridade. Entretanto, o casamento não é a condição necessária para que o amadurecimento espiritual ocorra. Cuidado! Muitos esperam encontrar um cônjuge para "aí sim, fazer e acontecer para o crescimento do reino", "ser mais obediente à palavra com o auxílio dele (a)". Essa atitude pode revelar que Cristo não é suficiente em nossas vidas e que a nossa busca por alegria continua nos prazeres desta terra. Em Deus nós encontramos tudo o que necessitamos para ser aquilo para o qual fomos criados, imagem e semelhança de Deus! Ser solteiro não te diminui e ser casado não te engrandece!


Algumas mulheres que fizeram a diferença no seu tempo são citadas na Bíblia e não sabemos se possuíam marido ou família. Dorcas ou Tabita era uma discípula costureira "notável pelas boas obras e esmolas que fazia". Lídia era uma comerciante de púrpura e a igreja na Europa provavelmente começou na sua casa. Febe foi uma patrocinadora das viagens de Paulo e possivelmente a portadora da carta aos Romanos. Não temos o direito de menosprezar as mulheres solteiras, elas podem ser poderosamente usadas para cumprir os propósitos do Senhor, já que têm o privilégio de dedicar a maior parte desse tempo a Ele! Da mesma forma que Deus usa as casadas, como Sara e Bate-Seba que fazem parte dos heróis da fé. Somente Deus conhece a motivação de cada uma, a qual deve ser glorificá-lo com a própria vida onde estiver!


Compreenda que a nossa satisfação não pode ser definida pelo estado civil que carregamos. O casamento não é garantia de felicidade, assim como estar solteiro também não o é. O importante é sermos úteis para o crescimento do reino de Deus onde Ele nos colocou e fazendo aquilo que Ele nos dá a fazer. Que a nossa oração e os nossos sonhos estejam sempre em conformidade com a vontade de Deus, a fim de sermos contentes Nele


"A felicidade não pode ser encontrada nem em nós mesmos nem em coisas exteriores, mas em Deus e em nós mesmos, se estivermos unidos a Ele." (Blaise Pascal)

"De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada trouxemos para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes." I Tm 6.6-8


Por @formatadasporcristo

Projeto salvos pelo sangue - FEUMP Cotia/Sinodal S...
Formatadas por Cristo - Contente em Deus

Posts Relacionados